Silva horrida - Guia de cidades

DESCRIÇÃO PRÁTICA E POÉTICA DO TERRITÓRIO OCUPADO

Monday, September 29, 2008

o poema "Drão de Roma - dezembro caiu" (2007), de Diógenes Moura (publicado em livro com fotografias do autor), dá forma a uma experiência, fortuita e ao mesmo tempo incisiva, de separatismo social no centro histório de salvador, o furto, por um grupo de pivetes, de uma câmera contendo fotos da festa de santa bárbara como ponto de partida para correspondências barroco-pop entre estímulos históricos, místicos, eróticos e eruditos, sinestesia e sincretismo na face de uma cidade dividida em classes que se vitimizam mutuamente através da violência e da desmemória coletiva: "Na terra junto ao mar ninguém vê nada" (trechos XVII e XXXI)

Friday, September 26, 2008

Heitor Dantas é o músico por trás do projeto Associação Mr. Harry Haller e o Samba do Patinho Feio, que lançou em 2007 o disco "Estudos azedos - dez estudos para paladares apurados", totalmente gravado em casa, sem instrumentos musicais convencionais, utilizando apenas samples de sons domésticos reprocessados digitalmente (barbeador elétrico, copos, panelas, etc.). O som é experimental, entre a música eletrônica ambiente e a música erudita. O disco pode ser baixado na íntegra, gratuitamente, no endereço http://www.associacion.blogger.com.br.




Wednesday, September 24, 2008

"Os aposentos em que os escritores (essa subespécie de leitores) se cercam dos materiais de que precisam para seu trabalho adquirem alguma coisa de animal, à maneira de uma toca ou ninho, tomando as formas de seu corpo e oferecendo um receptáculo para seus pensamentos. Ali, o escritor pode fazer a cama entre os livros, ser um leitor monógamo ou polígamo a seu bel-prazer, selecionar um clássico consagrado ou um novato desconhecido, deixar argumentos pela metade, começar por qualquer página aberta ao acaso, passar a noite lendo em voz alta para ouvir o eco da própria voz 'sob o silêncio amigável da lua tácita', nas famosas palavras de Virgílio." (p. 150)

"Um estúdio confere a seu proprietário, a seu leitor privilegiado, aquilo que Sêneca chamava euthymia, um termo grego que, explicava o filósofo, significa o 'bem-estar da alma' e que ele traduzia como 'tranquilitas'. Todo estúdio aspira, afinal, à euthymia. Euthymia, memória sem distração, intimidade da leitura, período secreto do dia comunal - é isso o que procuramos num espaço privado para a leitura." (p. 158-9)

Alberto Manguel, em "A biblioteca à noite" (ensaios)



Thursday, September 11, 2008

Manuel Orlando é outra pessoa no mesmo corpo, passados os anos. O percussionista parece com o cara que ele era tempos atrás, no porte franzino, na pela preta fosca, mas muita coisa mudou nele com a experiência da vida e a prática da arte. Foi freqüentando as sessões musicais do fim da tarde de sábado no museu do Solar do Unhão que ele tomou gosto por bater nas caixas e nos pratos com uma baqueta e com a mão dar pancadas nos tambores, primeiramente como apenas um rapaz na platéia, depois como aprendiz na escola do Pelourinho, onde se destacou pela precisão de seu toque e pela rapidez de suas viradas, sendo então merecedor de uma bolsa de estudos no Canadá. Nunca tinha pensado em morar em outro país, e aproveitou a oportunidade sem pestanejar, apesar do receio do insucesso e do aperto que sabia estar à sua espera em um lugar de temperaturas tão baixas. Por quatro semestres, o conservatório o colocou em contato com ricos conhecimentos e técnicas, enquanto a cidade cartesiana e acolhedora lhe convocava os sentidos a um salto além das convenções da distante terra natal, com amigos loucos e mulheres imprevisíveis em bares em chamas e ruas geladas do hemisfério norte. Se ele gostou da experiência e conseguiu até ganhar algum dinheiro tocando em grupos de jazz e mambo; se ele poderia te desenvolvido uma carreira sólida, por que decidiu voltar ao Brasil ao fim de dois anos? Manuel Orlando sentiu que precisava se ver em seu cenário de origem, convertido em outro ser pela carga acumulada no estrangeiro; sentiu a necessidade de recolocar quem ele agora era no lugar de onde viera, para desse confronto extrair sua verdadeira identidade. E assim, com um chapéu de veludo azul e a barba por fazer, desembarcou no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães para recomeçar a vida.