Silva horrida - Guia de cidades

DESCRIÇÃO PRÁTICA E POÉTICA DO TERRITÓRIO OCUPADO

Monday, March 30, 2009

" (...) uma cultura híbrida é, por definição, incontrastável quer com uma cultura vernacular, quer com uma global, posto que não é síntese ou mero compósito de outras construções simbólicas. Ela é resultado, ao contrário, de uma aproximação entre diferentes que não se completa nunca, abrindo, na expressão de Homi. K. Bhabha, um 'terceiro espaço' de negociação entre diferenças incomensuráveis, ou, como elabora Silviango Santiago, criando um 'entrelugar'. (...) Entre a submissão completa a uma cultura homogeneizante e a afirmação intransigente de uma tradição imóvel, instaura-se, portanto, um intervalo de recriação e reinscrição identitária do local que é irredutível a um ou a outro desses pólos extremados." (Moacir dos Anjos, em "Local/global: arte em trânsito", p. 29-30)



"Local/global: arte em trânsito", de Moacir dos Anjos (Jorge Zahar, 2005), pretende introduzir o leitor no debate em torno das transculturações intensivas verificadas entre povos e países na sociedade infocapitalista mundial. O autor faz um rápido inventário dos principais conceitos que tentam esclarecer o fenômeno da resistência de culturas locais em contexto global, tais como "multiculturalismo", "aculturação", "mestiçagem", "tradução", "sincretismo", "antropofagia", "crioulização" e "hibridismo" (demonstrando especial predileção pelo último), e expõe diversas maneiras de como, desde a década de 90, a curadoria em artes visuais e a própria investigação estética vêm refletindo a proliferação de identidades elásticas, modulares, "em trânsito constante" (p. 69).