Silva horrida - Guia de cidades

DESCRIÇÃO PRÁTICA E POÉTICA DO TERRITÓRIO OCUPADO

Tuesday, June 30, 2009

A vanguarda ficou diante do silêncio e do vazio. (...) os que não silenciaram passaram a se mover num campo que já não é o da vanguarda. Por um motivo simples: hoje, é difícil dizer não só onde está a linha dianteira, mas também saber: dianteira do quê? As coisas se pulverizaram. Para que exista vanguarda, é preciso que haja um espaço cultural ordenado, balizado com nitidez. Mas hoje nós estamos vivendo num mundo culturalmente desordenado, descentrado, múltiplo. (...) A própria proliferação de linguagens e meios impede a cristalização de propostas num projeto único. O que fica, então, para nós, não é a vanguarda. O que pode e deve ficar é o seu legado central: a liberdade da linguagem, o cultivo de uma inquietude essencial e a disposição para a criação permanente do novo.

(Antonio Risério, em entrevista publicada no livro “Antonio Risério”, coleção Encontros, Azougue, 2009, ps. 176-177)

em 13 entrevistas publicadas nas décadas de 80, 90 e 00 na imprensa (em revistas e diários baianos, paulistas e paranaenses), mas também em livro, suplementadas por uma conversa coletiva, com oito interlocutores (registrada em 2008 especialmente para o volume), o poeta, antropólogo e ensaísta Antonio Risério fala sobre cultura baiana e brasileira (com ênfase na idéia de mestiçagem), contracultura, poesia “em contexto digital” e muitos outros assuntos, em particular o racialismo neonegro (e a excessiva e demagógica reverência do Estado a discursos e programas político-acadêmicos com esse teor). O trecho acima (da entrevista de 2008) – apesar de não propriamente refletir a diversidade de ângulos e as agudas análises dos mais variados tópicos que Risério elabora em suas respostas, nem sua peculiar trajetória intelectual (que transparece na disposição cronológica das entrevistas do livro, característica da coleção Encontros) – está destacado neste blog por condensar uma posição sobre a atualidade das vanguardas com a qual manifesto alguma concordância. Adiciono aqui a hipótese de que a citada “disposição para a criação permanente do novo” seja hoje uma postura transversal, que, estimulada por conceitos e procedimentos das tradições de vanguarda do século 20 e favorecida pela “proliferação de linguagens e meios”, atravessa a multiplicidade de segmentos culturais que convivem no ambiente global e conforma zonas de interseção entre esses segmentos e criações imaginárias híbridas, resultantes de investigações e programas que, em alguns casos, ainda caberia classificar como de vanguarda.

texto republicado no blog da editora Azougue