Silva horrida - Guia de cidades

DESCRIÇÃO PRÁTICA E POÉTICA DO TERRITÓRIO OCUPADO

Thursday, February 07, 2008

da biografia de kafka escrita por gérard-georges lemaire (vol. 558 da coleção l & pm pocket) extraí trechos de cartas e diários em que o escritor tcheco fala do ato de criar e que exercem certo fascínio sobre mim:

"às vezes, creio quase ouvir a pedra que me
mói, literalmente, entre a literatura e o trabalho
"
(p. 99-100)

"minhas dúvidas cercam cada palavra, eu as vejo antes das palavras, ora!, a palavra, eu não a vejo absolutamente, eu a invento" (p. 115)

"meu corpo inteiro se põe de guarda a cada palavra; cada palavra, antes que eu a escreva, começa a olhar para todos os lados à sua volta; as frases literalmente se quebram sob minha pena, vejo o que há ali dentro
e imediatamente sou obrigado a parar
" (p. 131)

"no interior de cada palavra existem transições que, antes de serem
postas por escrito, devem ficar em suspenso. Quando (...) me sento para escrever a frase (...), só vejo fragmentos diante dos olhos, não distingo nada (...)
" (p. 151)