Silva horrida - Guia de cidades

DESCRIÇÃO PRÁTICA E POÉTICA DO TERRITÓRIO OCUPADO

Monday, November 09, 2009

"No bairro Jardim da Penha, a ocupação residencial tem início com a construção - pela iniciativa do poder público e do setor privado - de conjuntos habitacionais de três pavimentos durante a década de 1970. (...) Esses conjuntos habitacionais foram construídos com o objetivo de atender às necessidades de moradia da população de baixo poder aquisitivo. 'Mas, em função da implantação de serviços de infra-estrutura urbana e localização de determinados equipamentos, a região alcançou índices de valorização de tal ordem que não permitiu sua apropriação pela população à qual o programa visava contemplar' (Mendonça, 1985, p. 40)."

(Eduardo Rodrigues Gomes, "A geografia da verticalização litorânea em Vitória: o bairro Praia do Canto", GSA/Prefeitura Municipal de Vitória, 2009, p. 65)

"Em Jardim da Penha, a verticalização das construções encontrou forte resistência por parte da Associação de Moradores (AMJP), que tentaram - e conseguiram - manter (através de uma forte mobilização) o gabarito, para no máximo quatro pavimentos no interior do bairro (...), liberando o gabarito somente para sua orla."

(Eduardo Rodrigues Gomes, id., p. 67)


foto do Jardim da Penha: Edson Reis (clique na imagem para ampliá-la: no alto, à direita, o Aeroporto de Vitória; no alto, à esquerda, o campus da Universidade Federal do Espírito Santo; na lateral direita, a praia de Camburi)

a dissertação de mestrado em geografia de Eduardo Rodrigues Gomes, defendida em 2004, foi lançada em livro há alguns meses. o trabalho inventaria as principais transformações do espaço urbano em Vitória ao longo do século passado (pontes, aterros, etc.), destacando o processo de verticalização das construções residenciais, inicialmente no centro da cidade e, nas últimas quatro décadas, na parte norte-leste do município, situada no litoral. especificamente com relação à Praia do Canto - um dos bairros mais valorizados de Vitória (projetado com o nome de "Novo Arrabalde", em 1896, e executado a partir dos anos 1920) -, o estudo revela como o marketing imobiliário atuou na construção do espaço urbano, favorecendo-se da proximidade do mar para a comercialização de apartamentos residenciais em prédios cada vez mais altos (ao contrário do que houve no Jardim da Penha).

nota: de acordo com dados do IBGE (do Censo 2000) publicados em tabela na página 22, o Jardim da Penha é o bairro mais populoso da capital capixaba, com 24.623 habitantes.

pós-escrito em 21 de dezembro: na página da Prefeitura de Vitória há um texto com mais algumas informações sobre a história do Jardim da Penha (por exemplo: "A Empresa capixaba de Engenharia e Comércio idealizou a área inspirada no traçado da cidade de Belo Horizonte, considerada, até então, modelo de modernidade. (...) A região da Adalberto Simão Nader até o Canal de Camburi foi desenhada em largas avenidas diagonais, formando 13 quadras.").