Silva horrida - Guia de cidades

DESCRIÇÃO PRÁTICA E POÉTICA DO TERRITÓRIO OCUPADO

Friday, April 04, 2008

"Fiquei irritado hoje porque meu original não está tão bom quanto deveria, mas esse é um sentido de perfeição olímpico, não humano. Levaria outro ano, talvez mais, para 'aperfeiçoar' (...), e isso não faz sentido (na verdade, não ficaria melhor, segundo padrões de trabalho humanos). Allen Ginsberg insiste que eu o 'aperfeiçoe', mas ele é um poeta, e um escritor de versos é assim. O romancista sempre tem outra grande história para escrever, não tem tempo para lapidar suas histórias velhas, não é um decorador, mas um construtor. Além disso, percebo que pelo menos a minha literatura, apesar de imperfeita, é original no sentido original dessa palavra... é meu pensamento, nada apanhado das terminologias do tempo, minhas próprias palavras, meu próprio trabalho estranho." (Jack Kerouac, diário pessoal, sexta-feira, 18 de junho de 1948)


"Diários de Jack Kerouac, 1947-1954" (tradução de Edmundo Barreiros, 360 p.) reúne registros pessoais do escritor entre seus 25 e 32 anos de idade, período em que, sem emprego fixo, morando com a mãe e dedicado quase exclusivamente à literatura, escreveu seus primeiros romances, "The town and the city" (cujo manuscrito alcançou 1.100 páginas datilografadas!!) e "On the road", entre noitadas colossais em nova york e viagens de costa a costa pelos Estados Unidos