trechos do caderno "van gogh"
Subsídios para "Silva horrida". Aproveitei a vinda ao Rio de Janeiro, em função da entrevista no Consulado Norte-Americano para obtenção do visto de turista, para fazer pesquisas na Biblioteca Nacional. Encontrei o livreto "Os nordestinos em Sâo Paulo - Depoimentos" (Ed. Paulinas, 1982). Alguns trechos: "a roça lá também é poluída, é igualmente São Paulo. (...) a poluição da roça é que as pessoas não são todas bem tratadas, igualmente o pessoal da cidade. As crianças não são bem tratadas como as que mora na cidade. A água que se bebe não é bem cuidada como a água da cidade. (...) O trabalho é na agricultura e a pessoa se corta, se fura (...). Eu pensei que deveria partir para outro lugar, para ficar mais insufocado, mais à vontade" (depoimento de Lourinho, p. 18). O livro transcreve diálogos entre moradores de Cajamar, a 29 km de São Paulo capital, nordestinos de Ipirá, Bahia, operários metalúrgicos ou trabalhadores em frigoríficos. Sobre o motivo da decisão de migrar, Júlio fala da "propaganda de que Sâo Paulo é isso, é aquilo" (p. 26). Depoimento de Margarida: "Na hora de pegar a condução pensei: 'Vou ou fico, vou ou não vou? Vou me dar bem ou vou me dar mal?' Mas eu falei: 'Sempre tive essa idéia de ir, eu vou. Todo mundo vai e consegue, porque tem vontade consegue lutar e vencer, por que é que eu não vou?'" (p. 26).
Novamente na Biblioteca Nacional. Folheio "Sertanejos contemporâneos: entre a metrópole e o sertão", de Rosani Cristina Rigamonte (Humanitas/USP, 2001) (...). À p. 118, Rigamonte aborda "a iniciativa de um grupo de amigos destinada a sanar as dificuldades de transporte rodoviário entre certas regiões do sertão da Bahia e São Paulo. Esse grupo, formado por antigos migrantes, percebendo o grande afluxo de então [anos 60], inauguraram [sic] uma verdadeira ponte entre esse dois pólos. Adquiriram algumas camionetas (modelo: peruas kombi, da marca Volkswagem [sic]) e criaram uma linha Nordeste-Sudeste-Nordeste ligando os municípios da região de Vitória da Conquista (...) com São Paulo. Em pouco tempo tinham um cronograma completo com datas e horários". Mais adiante: "Os referidos caminhoneiros realizam um pouco o sonho de todos os que partiram e de todos os que ficaram. Podem estar em São Paulo, viver em São Paulo, mas com apenas dois dias de viagem retornam ao sertão baiano, entregam suas encomendas, revêem os amigos, os parentes, recebem notícias, matam saudades e, mais dois dias, pronto, já estão em São Paulo de novo. Estão sempre em contato com os dois mundos, o daqui e o de lá" (p. 122). E ainda: "Muitos consideram como positivo o intercâmbio entre São Paulo e a terra natal (...). Sobrando poucas alternativas para uma fixação definitiva no sertão, o constante movimento de ir e vir acaba se tornando uma estratégia para aproveitar melhor as oportunidades onde elas estiverem. O que fica claro é que estes indivíduos adquirem mobilidade mediante a adaptação à dinâmica dos dois universos. Depois de organizado e conhecido [sic] os mecanismos de inserção na metrópole e no seu mercado de trabalho, não há mais muitas dificuldades para reiniciar o processo. É possível estar no sertão quando necessário, e também retornar à metrópole no momento do trabalho (p. 139). Depoimento de Belizário, 54, que "chegou pela primeira vez a São Paulo no ano de 1959": "No princípio a gente faz de tudo e precisa aprender, é muito sofrido. Mas depois que pega o jeito, a cabeça abre mais, e aí tudo se desenrola, parece que a gente ganha mais força para viver estar vida. Aprendi a andar na cidade, a procurar emprego, e ainda aprendi o caminho de ida e volta da minha terra. Então ficou tudo muito mais fácil" (p. 140). Outro trecho: "Os frequentadores da Praça Silvio Romero (...) participam de certa forma de ambos os pólos, e otimizam as oportunidades de uns e de outros [sic]: quando é época de seca no Nordeste, aproveita-se da oferta de trabalho em São Paulo; o período de chuvas é utilizado para o trabalho na roça; e quando é férias em São Paulo, é momento de festa no sertão. O ano compõe-se de momentos de pico revezados entre São Paulo e sertão" (p. 161). Folheei também, muito por alto, o livreto "Brasileiros na Hospedaria de Imigrantes - A migração para o Estado de São Paulo (1888-1993)", localizando a seguinte informação: "A Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio do Estado de São Paulo, através do Departamento Estadual do Trabalho criou, a partir de 1939, em duas cidades mineiras - Pirapora e Montes Claros - postos avançados, onde os migrantes eram recrutados. A primeira, porto fluvial do Rio São Francisco, recebia nordestinos procedentes de vários Estados que chegavam àquela cidade, via Juazeiro (Bahia) e Petrolina (Pernambuco)" (p. 23). O livreto contém resumo de trechos da tese de doutorado "Caminhos cruzados: a migração para São Paulo e os dilemas da construção do Brasil moderno nos anos 1930/50", defendida no Departamento de História, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, em abril de 2000, por Odair da Cruz Paiva. O livreto citado foi publicado pelo Memorial do Imigrante/Museu da Imigração em 2001. Há um depoimento de um certo senhor Afonso da Silva às páginas 41 e 42: "Eu vim de Senhor do Bonfim, Estado da Bahia. Ali em 1938, 1940 ia algumas pessoa daqui [São Paulo] pra lá e chegava lá e dizia que aqui era uma beleza (...) que aqui era bonito, tinha muito dinheiro (...) e aquilo acabou me atraindo. (...) aí em 1948 eu saí de lá de Serrinha, de Serrinha pegamos um caminhão que tinha umas tábua e tinha uns assento e tinha uma lona por cima que aquilo era os ônibus que existia naquela época (...) era os pau-de-arara (...) então de lá eu fui até Feira de Santana, fiquei um dia numa pensão, no outro dia pegue [sic] um trem, desci em Jequié, fiquei lá três dias na pensão esperando caminhão, esse caminhão veio até Montes Claros (...) e de lá para São Paulo. São Paulo a gente chegava aqui, todo mundo conhecia a estação Roosevelt, naquela época era a estação do Norte, que todo mundo que era do Norte vinha ali (...)".