Silva horrida - Guia de cidades

DESCRIÇÃO PRÁTICA E POÉTICA DO TERRITÓRIO OCUPADO

Saturday, April 03, 2010

Jardim da Penha, Vitória, Espírito Santo


foto do Jardim da Penha: Edson Reis (clique na imagem para ampliá-la: no alto, à direita, o Aeroporto de Vitória; no alto, à esquerda, o campus da Universidade Federal do Espírito Santo; na lateral direita, a praia de Camburi)



A leste do sítio universitário, depois de cruzada a Av. Fernando Ferrari, encontrava-se localizado desde então o bairro de Jardim da Penha. Em dezembro de 1970 havia o traçado de aproximadamente oitenta por cento deste, mas, apenas, para efeito de vendas de lotes. Oitenta por cento do bairro, a grosso modo, eram ocupados pela vegetação de restinga. As ruas projetadas pareciam mais caminhos que vias públicas, todas sem qualquer espécie de calçamento. A vegetação avançava pelas ruas ainda projetadas e ocupava grande parte do interior dos lotes. As praças que hoje existem eram apenas áreas demarcadas para suas futuras destinações. (...)” (ps. 23-24)

Jardim da Penha ainda não se constituía em um núcleo nem muito menos em bairro residencial digno de ser assim chamado, tão limitado era o número de suas construções. E, naturalmente, inexistiam casas comerciais ou qualquer estabelecimento público. A mais antiga construção de todo o bairro é simbolizada pelos armazéns do Instituto Brasileiro do Café (IBC) (...) inaugurado em 1961. (...)” (ps. 24-25)

Em Jardim da Penha havia dessa mata [de restinga] cobrindo quase cinqüenta por cento do bairro, mesmo levando-se em consideração que já havia empresas de loteamento operando desde há muito tempo ali. Essa paisagem tinha continuidade até a sétima quadra, indo da praia para o interior do bairro. (...)” (ps. 25-26)

“(...) A febre de construções (...) ainda continua nessas paragens características de classe média. A princípio, conjunto de casas residenciais, depois, conjuntos de edifícios residenciais, em seguida, edifícios isolados de melhor acabamento e apresentação e casas de bonitas fachadas. Finalmente, bares, lojas, supermercados, enfim, tudo o que um bairro necessita para sua vida própria. (...)”(ps. 32-33)

Ricardo Brunow Costa, em “Expansão urbana da área Norte de Vitória – 1970/87” (Centro Cultural de Estudos e Pesquisas do Espírito Santo, 1989)


Leia + sobre o Jardim da Penha neste outro post do Silva horrida, de novembro do ano pasado.