Silva horrida - Guia de cidades

DESCRIÇÃO PRÁTICA E POÉTICA DO TERRITÓRIO OCUPADO

Sunday, April 04, 2010

O grande marco visual incorporado na paisagem de Vitória durante a década de 1980 foi a terceira ponte de ligação entre Vitória e Vila Velha. (...) A visualização da cidade do alto possibilitou a identificação de alguns elementos importantes do sítio físico de Vitória como os afloramentos rochosos (...).” (Letícia Beccalli Klug, em “Vitória: Sítio físico e paisagem”, p. 57)

A vista de Vitória através dessa ponte desvenda quase todos os elementos naturais da ilha. A sua altura permite visualizar, à esquerda, todo o desenho da baía e de suas ilhas, além de ver ao fundo as montanhas do interior. A relação entre o mar e os morros fica bastante clara para quem trafega pela ponte.” (id., ibid., p. 69)

Desde a sua fundação, a cidade sempre dependeu do mar para se relacionar com o meio externo. Sua presença na imagem da cidade e na identidade da população é muito intensa, por ser uma paisagem consolidada ao longo de cinco séculos. A vista da paisagem natural da ilha é completada pela presença de cadeias montanhosas como a do Moxuara, no município de Cariacica, e a do Mestre Álvaro, no município da Serra. Essas paisagens refletem bem a característica da natureza capixaba: a vista do mar é sempre complementada por montanhas ou morros ao fundo.” (id., ibid., ps. 70-71)

Vista aérea da Baía de Vitória (à esquerda), com a ilha de Vitória
(centro) e a Baía do Espírito Santo (à direita)



Vitória: Sítio físico e paisagem”, de Letícia Beccalli Klug (Edufes, 2009), é um estudo das transformações operadas sobre o meio natural durante o processo histórico de construção da paisagem urbana da capital capixaba, fundada em 1551, na maior das 34 ilhas do arquipélago de Vitória, e que ocupava inicialmente uma estreita faixa entre a Baía de Vitória e o Morro da Fonte Grande: os sucessivos aterros que multiplicaram em várias vezes sua área (concluídos nos anos de 1812, 1819, 1830, 1860, 1925, 1941, 1952, 1960 e 1975); a expansão no sentido leste e norte, com a abertura de bairros planificados; e a disseminação descontrolada de edifícios de grande porte, que alterou radicalmente a percepção visual da complexa composição original de morros, matas, mangue, mar e ilhas.

Veja fotos de Cacá Lima produzidas para o livro de Letícia Klug

Foto de abertura do post extraída do link http://img167.imageshack.us/i/1232302ti8.jpg/