Silva horrida - Guia de cidades

DESCRIÇÃO PRÁTICA E POÉTICA DO TERRITÓRIO OCUPADO

Monday, October 26, 2009

Meu comentário sobre os contos de Lima Trindade virou um breve artigo, publicado na seção "Livros" da revista eletrônica Germina. Pretendo continuar a escrever minirresenhas de algumas obras literárias da atual produção baiana, à medida que as for lendo. A distância geográfica talvez me permita o enquadramento crítico adequado. Portanto fiquem ligados neste blog. A proxima vítima pode ser você (risos).

Sunday, October 25, 2009

Vetor (no Myspace)


Há pouco mais de um ano, eu e o músico/compositor Heitor Dantas começamos a fazer gravações de poemas meus (lidos por mim mesmo), com intervenções sonoras (a cargo dele). Trabalhamos com poemas preexistentes, mas também - às vezes em parceria com Heitor - escrevi textos especialmente para o projeto (intitulado Vetor). Por força das circunstâncias, tivemos que interromper temporariamente os trabalhos, que serão retomados em outro momento.

Como resultado desse primeiro ano de atividade, temos seis faixas, que foram publicadas em nossa página do Myspace. Convido meus virtuais leitores a visitá-la e a escutar esses experimentos em poesia sonora.

"Somos som" e "Mãe café" são textos criados especialmente para o projeto Vetor. "Gumes de sal e de luz" pertence a meu livro "Microafetos" (Edições K, 2005). "Barata", "Caracol" e "Valsa" pertencem a meu segundo livro de poemas, "Macromundo", a ser lançado em 2010 pela Confraria do Vento.

nota: a imagem que ilustra este post é de autoria de Iansã Negrão (ilustradora oficial de meus livros de poesia) e também pertence ao livro "Macromundo".

Tuesday, October 20, 2009

"Vitória, com seus 314 042 habitantes (é a quarta capital menos populosa do país) (...) No quesito saúde (...) é a 1ª da lista, ou seja, tem o maior número de leitos e profissionais de saúde para cada 1 000 habitantes. No aspecto econômico, saltou do 5º para o 2º lugar, embalada por investimentos milionários na indústria de base, leia-se Vale e Petrobras." (revista "Você S/A", nº 121, julho 2008, p. 36-37).

nota: na tabela "As 100 melhores cidades brasileiras para fazer carreira" (p. 35), Vitória aparece em 3º lugar (Salvador, em 15º).

Tuesday, October 13, 2009

"(...) Os indicadores sociais mostram um bom posicionamento do estado no contexto nacional. O Produto Interno Bruto (PIB) per capita capixaba foi de R$ 13.847 em 2005 - o 5º maior dentre os estados brasileiros -, bem acima dos R$ 11.658 do Brasil. (...) o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) capixaba foi de 0,802, em 2005 (...), ao passo que este indicador foi de 0,794 para o Brasil." ("Economia Capixaba: Destaques do Espírito Santo", in: "200 maiores empresas do Espírito Santo 2008", ps. 194-195).

nota: de acordo com tabela na página 195, o IDH (2005) do Espírito Santo foi o sétimo colocado no ranking nacional, depois de Distrito Federal, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. A Bahia ocupa a 19ª posição.

Friday, October 09, 2009

"(...) sob um céu que se abre em vitória." (Sandro Ornellas)

houve uma alteração de rota, e o blog Silva horrida - Guia de cidades vai transferir sua base de operações de Salvador (BA) para Vitória (ES) a partir dos próximos dias. continuaremos alimentando este espaço com comentários sobre livros e viagens, anotações sobre leituras e lugares. anunciamos uma provável pausa nas postagens por algum tempo, mas garantimos a retomada dos trabalhos assim que for possível. serão mantidas eventuais colaborações na Verbo 21 (revista eletrônica de cultura e literatura) e no blogportal Poesia Hoje (agregador da poesia contemporânea). informe extra: estão em estágio avançado as negociações para a publicação de meu segundo livro de poemas, por uma editora carioca (mais notícias sobre isso em breve).


Do jornal "Correio", de Salvador, ontem (8/10/2009): "o estado para qual [sic] mais perdemos [ou seja, a Bahia perdeu] população é o Espírito Santo, com saldo de 16.200", afirmação seguida de tabela que nomeia e quantifica o Espírito Santo com "22 mil" emigrados baianos em 2008 (matéria "Migração cresce entre os baianos", de Pedro Carvalho e Perla Ribeiro).